• Alessandra Castro

Planeje seu armário e otimize sua rotina

Atualizado: 28 de Jun de 2019

Sempre vejo projetos de closets e armários de quartos lindos pela web. Em foto tudo é organizado, normalmente o que está ali, não é nem metade do que fica no dia a dia. No final tudo foi mal projetado ou não foi personalizado. Isso vale para cozinhas também, mas isso pode ficar para um outro post.


Uma vez convidei uma personal organizer para me ajudar em casa, e ela, sem saber que eu era designer de interiores, disse que os vendedores de lojas de planejados, e até mesmo os designers e arquitetos deveriam se informar melhor sobre o dia a dia do cliente e suas reais necessidades antes projetar um closet. E também deveriam estudar e pesquisar mais sobre como melhorar e aproveitar os espaços internos dos armários, como tornar o dia a dia das pessoas mais prático na hora de se vestir. Ela tinha razão!

Desde então venho pesquisando e participando de palestras sobre organização, aplicando os conceitos nos projetos da Casa Livre Arquitetura e Design. Acreditem, não é tão simples! E cada projeto é único, pois as pessoas tem necessidades, manias e estilos diferentes de se vestir e se relacionar com suas roupas e acessórios. Isso não é futilidade, se chama praticidade!



Então separei algumas dicas para você que está na dúvida de como montar o seu armário ou closet e não quer gastar com um profissional.


1ª. analise o seu armário atual inteiro, abra todas as portas e olhe, pense no seu dia a dia (como você se veste durante o dia a dia? Quais e que tipo de acessórios mais usa? Onde eles estão hoje?)

2ª. DESAPEGUE! Jogue fora o que não dá para ser doado e doe tudo o que não usa, mesmo! (super dica da apresentadora do programa Santa Ajuda, GNT, Micaela Góes)

3ª. o que ficou, separe em 3 cestos:” O que mais uso”, “o que eu gostaria de usar mais”, “o que uso de vez em quando”.

4ª Os itens que estiverem nos cestos “o que mais uso” e “o que eu gostaria de usar mais” devem ficar em um lugar de fácil acesso no closet. Lembre-se: o que não vemos, dificilmente usamos.

Os itens do outro cesto devem ficar em lugares mais altos.

5ª. quando você tem uma visão geral de tudo isso, fica mais fácil descobrir suas necessidades. Vale uma boa pesquisa na internet para conhecer o que existe no mercado, dentro do mundo da organização. Planeje cada item, todo mundo merece o seu cantinho!


Minha indicação fica para o site de compras online: www.lojaoz.com.br . Embora seja possível encontrar esse tipo de produto em lojas como Preçolandia, Leroy Merlin, TokStok, Etna. Assim fica mais fácil saber a quantidade de gavetas, prateleiras, cabideiro você vai realmente precisar.


Mas saiba:

- Calceiros retráteis não funcionam! Fica uma calça em cima da outra, você nunca chega na última calça, impossível ver todas para fazer a melhor escolha.

- Camisetas, blusas e calças jeans ficam melhor dobradas em prateleiras, mas não deixe que a altura entre essas prateleiras seja muito grande, pois grande quantidade de roupa empilhada, cai! Ah, separe as por cores.

- Padronização dos cabideiros funciona sim! Dica que melhorou muito a minha vida: “Use cabideiros de ferro, INVISTA! São mais caros, mas cabe 4 vezes mais roupas no cabideiro. Para roupas que escorregam, existe um de ferro revestido em veludo (é mais caro, mas vale a pena, principalmente se você não tem espaço!).

- Calcinhas, cuecas, sutiãs, relógios e bijoux devem ficar em gavetas, e elas devem ter no máximo de 10cm de altura. Lembre-se de usar divisórias (não faça em madeira, ocupam muito mais espaço, lembre-se dos produtos das lojas que citei).

- Tenha sapateiras de alturas diferentes, as mais baixas para sapatilhas e rasteirinhas, mais altas para sapatos com saltos, e mais altas ainda para botas. Lembre-se, tudo vai depender do que você mais tem e usa.

- Se o closet for para um casal, mantenha tudo separado, não misture!

- Roupas de cama podem ficar em prateleiras mais altas, assim como edredons. Sempre indico uma prateleira extra removível no meio do maleiro, pois organiza melhor, e se precisar realmente de todo o espaço, é só retirá-la.

- Analise a altura da maioria dos seus vestidos e/ou casacos, assim como sua quantidade, para calcular direitinho as alturas e larguras dos seus cabideiros.

- Uma boa iluminação também ajuda, opte pela luz branca, pois não alteram as cores das roupas.

Lembre-se que seu closet organizado e bem planejado facilita sua vida, você escolhe roupas mais rápido e tem prazer em abrir seu armário.





Ah, e não se esqueça: DESAPEGUE SEMPRE!

Uma boa iluminação também ajuda, opte pela luz branca, pois não alteram as cores das roupas.

Separei algumas imagens de referências de organização e closets funcionais.


Quer uma dica valiosa? Repare melhor nas lojas de roupas e acessórios, sua organização é para que as pessoas vejam tudo o que está exposto, e os itens que mais interessa vender (no seu caso usar) ficam em lugares especiais.

Obs.: As fotos deste post não são autorais

19 visualizações

 

casalivread@casalivread.com.br

+55 11 95869-0547

Casa Livre Interiores © 2020 - Todos os direitos reservados